Curiosidades do Tempurá

Você sabia que a receita do tempurá é de origem portuguesa? Ela foi introduzida ao Japão por jesuítas portugueses em meados do século XVI, na cidade portuária de Nagasaki. Nesta época, em meio a uma guerra civil, o Japão estava isolado do resto do mundo e o único contato externo era através de comerciantes e missionários holandeses, chineses e portugueses.

Segundo a tradição católica, não se deve comer carne vermelha durante a quaresma. Por isso o tempurá de legumes e frutos do mar era comum entre os missionários. Inclusive, há a teoria de que o nome “Tempurá” tenha vindo a partir da quaresma já que em latim significa “um período de tempo”.

Foi no Japão que ele se popularizou. Os japoneses, que não tinham costume de fritar suas comidas, aderiram a receita como parte da cultura local e fizeram dele um prato essencial da cozinha tradicional japonesa.

Hoje, o tempurá é conhecido no mundo todo como tradição da comida oriental, e até ganhou suas variações. Mais de 20 receitas distintas estão disponíveis na internet e são consumidas diariamente por milhares de pessoas!

2018-05-17T12:49:38+00:00