Asakusa Samba Carnival

Agosto marca a segunda metade do ano e é época de frio, tempo seco e… Carnaval? Calma, você leu direito, estamos falando do Asakusa Samba Carnival, o maior carnaval brasileiro fora do Brasil!

Serpentinas, fantasias e escolas de samba já são típicos do evento, que acontece anualmente em Tóquio, no Japão, todo último sábado de agosto. O maior movimento carnavalesco fora do Brasil recria o Carnaval do Rio de Janeiro e celebra a relação entre os dois países, que ganhou força com a Imigração Japonesa em 1908.

Mas por que agosto?

O evento, realizado pela primeira vez em 1981, acontece em agosto por ser o auge do verão no Hemisfério Norte, reunindo multidões de mais de 500.000 espectadores de diversas etnias em um calor de mais de 30 graus, contando com comidas de rua e bebidas típicas japonesas e brasileiras. O destaque é do yakisoba e do pastel de feira, além, é claro, do saquê e da caipirinha.

A parada começa por volta das 13h00 e conta com cerca de 30 grupos, 18 escolas de samba, carros alegóricos, Mestre-salas, Porta-bandeiras e Rainha da Bateria percorrendo as ruas do bairro Asakusa, em Tóquio. A maior parte das equipes são formadas pelos próprios japoneses ou nipo-brasileiros e os maiores grupos contam com mais de 250 passistas. Além disso, a escola de samba campeã no Carnaval do Rio de Janeiro do ano é convidada ao Japão para desfilar ao lado das escolas locais.

Hoje, o Brasil é o país com maior concentração de japoneses fora do Japão e o laço entre as comunidades transcende as culturas que, embora pareçam tão distintas, possuem tantas coisas em comum.

2018-03-27T09:53:57+00:00